Como Conseguir Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental

Dispostos a aumentar seu grau de escolaridade, algumas pessoas buscam saber como conseguir certificado de conclusão Ensino Fundamental. Apenas dessa forma, terão chances de crescer profissionalmente. Existem duas maneiras de como conseguir certificado de conclusão do Ensino Fundamental. Entenda cada uma delas nesse artigo.

Como Conseguir Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental

Como Conseguir Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental

Como conseguir certificado de conclusão do Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é um ciclo regular válido para todas as escolas do país. Fazendo parte dos níveis educacionais exigidos federalmente na base curricular do Brasil.

A forma tradicional de como conseguir certificado de conclusão do Ensino Fundamental é cursando o ciclo I, do 1° ao 5° ano. E o ciclo II, do 6°ao 9° ano, no período regular. Dos 6 aos 14 anos.

No fim do período, os alunos conseguem o certificado e no ano seguinte iniciam as séries do Ensino Médio. Quem não consegue estudar durante o tempo comum e desiste dos estudados, pode retornar posteriormente.

Existem duas formas para mais tarde buscar o grau pretendido, como:

  • Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Prova do Encceja.

Conheça o EJA!

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um projeto educacional que permite que sejam cursados o Ensino Fundamental e Médio, com idade avançada.

Isso é, para aqueles que necessitaram abandonar os estudos e que retornaram para a escola um tempo depois. Na maioria das cidades, as aulas são fornecidas no período da noite, entre 18h e 22h.

A ideia é possibilitar que o jovem e adulto trabalhem durante o período diurno, e que a noite compareçam até a escola. Combinando a vida profissional com as responsabilidades acadêmicas.

Existe ainda, a possibilidade de a cada 6 meses cursar uma série diferente. Por exemplo, se o aluno não tem no seu grau de estudo o 8° e 9° ano, ao contrário de estudar um ano letivo inteiro para cada série pode fazê-las em um semestre cada. Concluindo essa etapa em 1 ano.


Entenda o funcionamento da prova Encceja

Criado pelo Governo Federal, o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é aplicado todos os anos no país.

A ideia é avaliar as habilidades e competências dos candidatos, para que eles consigam o certificado de conclusão do Ensino Fundamental. Para a inscrição é necessário ter no mínimo 15 anos. A participação é gratuita.

A prova Encceja 2020 é aplicada em um único dia, e também é destinado aos interessados no Ensino Médio. Dispensando o comparecimento nas aulas, mas possibilitando o acesso ao diploma apenas com seus conhecimentos.

O ideal é estudar a grade curricular do ciclo antes do exame, pois é preciso pontuar no mínimo 100 pontos em cada um dos conteúdos. E no mínimo 5 na redação Encceja 2020, para então solicitar a retirada do seu certificado.


Por que conseguir certificado de conclusão do Ensino Fundamental?

Alguns brasileiros abandonaram seus estudos ainda novos, mas desejam retornar a escola ou emitir o diploma tempos depois. Hoje, esse desejo tem crescido ainda mais, devido as exigências de contratação do mercado de trabalho.

Para qualquer cargo disponível em empresas públicas ou privadas, é importante conseguir certificado de conclusão do Ensino Fundamental para se candidatar. Comprovando que tem conhecimento básico de leitura e escrita.

Como Conseguir Certificado de Conclusão

Além disso, esses níveis também contam como um importante dado da ficha cadastral do cidadão. E intelectualmente são importantes para o crescimento pessoal de qualquer pessoa. Pois, trazem conhecimento sobre língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história.

Não há idade máxima para retornar aos estudos, as matrículas no EJA começam sempre no início de cada semestre. Enquanto isso, no Encceja as inscrições acontecem no mês de Maio e a prova é aplicada em Agosto.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Como Conseguir Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental