EJA 2020: Inscrições, Vagas e Datas, CONFIRA AQUI

As séries oferecidas no EJA 2020 possibilitam o acesso a educação básica para os brasileiros que não estudaram no tempo comum. Isto é, pessoas que abandonaram os estudos e estão retomando a vida escolar. O EJA 2020 ainda pode servir como uma alternativa para combinar o trabalho com as responsabilidades da escola.

EJA-2020

EJA 2020

Educação para Jovens e Adultos (EJA)

Oferecida em boa parte dos municípios brasileiros, a Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino alternativa. Proporcionando o acesso a educação por parte dos brasileiros que não cursaram o ensino comum.

No tempo correto, é necessário ter pelo menos 5 anos completos para iniciar o ensino fundamental do primeiro ciclo. Entre 10 e 11 anos para o início do ensino fundamental do ciclo seguinte. E entre 14 anos para o ensino médio.

EJA 2020 Inscrições

Para o EJA 2020 essas idades são diferentes, não existe faixa etária máxima para começar os estudos. O certo é que aqueles que possuem idade dentro do esperado pela base curricular devem ser matriculados nas séries comuns.

✓ Se inscreva no Encceja 2020

Enquanto uma pessoa de 16 anos, por exemplo, que não finalizou o ensino fundamental, pode retomar os estudos por meio do sistema EJA.


Datas de inscrição EJA 2020

Um dos diferenciais desse tipo de sistema é permitir que em 1 ano letivo sejam cursadas até duas séries. Quer dizer, se falta ao aluno concluir os três anos do ensino médio, a cada seis meses ele pode estudar cada uma das séries e em até 1 ano e meio finaliza esse ciclo.

Seguindo o calendário letivo do município, específico e individual, as datas de inscrição EJA 2020 acontecem duas vezes ao ano:

  • Matrícula primeiro semestre: janeiro a fevereiro;
  • Matrícula segundo semestre: junho a julho.

Os locais de atendimento dependem das escolas que oferecem essa opção de ensino. Podem ser unidades administradas pelo poder municipal ou estadual.


Quem pode se inscrever no EJA 2020

Existe uma legislação que prevê qual perfil de alunos podem ser inscritos na modalidade de ensino. Filtrando as matrículas e interesses conforme a idade mínima dos interessados.

✓ Saiba como conseguir certificado de conclusão do ensino fundamental

Em alguns municípios também é permitido que o aluno com idade para cursar as séries comuns, altere sua matrícula para o EJA a fim de combinar os estudos com o trabalho. Nesse caso, as regras dependem da própria instituição.

Quem pode se inscrever no EJA 2020:

  • Para o ensino fundamental: pessoas com mais de 15 anos;
  • Para o ensino médio: pessoas com mais de 18 anos.

As aulas são ministradas no período noturno, entre 18h e 22h. Permitindo que os alunos façam suas tarefas durante o dia, mas não deixem de estudar a noite.


Inscrições Educação Jovens e Adultos 2020

As vagas EJA 2020 vão depender da infraestrutura de cada unidade, quantos alunos podem atender devido ao número de salas e corpo docente. Caso as oportunidades sejam acirradas, cabe a unidade comunicar aos interessados para que adiantem suas matrículas.

✓ Veja quem precisa fazer o Enade 2020 

Para fazer as inscrições Educação Jovens e Adultos 2020 é necessário comparecer até a escola que oferece o ensino. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

EJA

Na ocasião, será preciso informar qual a série pretendida e informar dados pessoais. Para o semestre seguinte, quando existe a possibilidade de começar outra série, basta fazer a rematrícula no local.

Os documentos necessários para dar entrada no processo de inscrição são:

  • Documento de identificação com foto – RG, CNH ou passaporte;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Histórico Escolar;
  • Comprovante de endereço;
  • Carteira de Trabalho para os casos em que há necessidade de estudar a noite para trabalhar durante o dia.
Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

EJA 2020: Inscrições, Vagas e Datas, CONFIRA AQUI