Encceja 2020: INSCRIÇÕES, Edital, Data, Resultado

Sabemos que o Encceja 2020 está chegando e essa é uma boa hora para está por dentro do assunto e entender como o programa funciona. Então, se você não conseguiu terminar seus estudos no tempo padrão do ensino, conheça os principais detalhes do Encceja 2020, pois ele pode ser uma boa opção para você!

Encceja 2020

Encceja 2020

Encceja 2020

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos que é bastante conhecido por apenas Encceja, vem acontecendo desde o ano de 2002. Esse exame é realizado para medir os conhecimentos de alguns jovens e adultos.

Sabendo que existem muitos brasileiros que não terminaram seus estudos com a idade padrão, o Encceja 2020 foi feito para eles. Assim, os candidatos que se encaixam nesse perfil pode se inscrever.

O principal intuito do programa é estabelecer uma avaliação a fim de corrigir o fluxo escolar e possibilitar uma melhoria para dar continuidade aos estudos padrão.


Como funciona o Encceja 2020?

Assim como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o famoso Inep. Junto com ele estão as Secretarias Estaduais e outras instituições do Governo.

Como colaboradores do Inep, eles são responsáveis por entregar os certificados e declaração de proficiência dos aprovados para as respectivas Secretarias, que repassarão aos candidatos.

Ocorrendo durante quatro vezes ao ano, os candidatos deverão estar entre os requisitos para conseguirem validar suas inscrições Encceja 2020. Só então conseguiram fazer aprovar na edição selecionada.


Quem pode participar do Encceja 2020?

Como já falamos que o exame tem seu público alvo, é preciso estar também atento aos requisitos do Encceja. Os candidatos que poderão realizar essa prova, deverão ter:

  • Jovens e adultos que não concluíram seus estudos em tempo padrão da rede escolar;
  • Jovens que foram sidos privados de liberdade;
  • Jovens sob medidas socioeducativas em alguma das das Unidades Prisionais ou Socioeducativas que aderiram ao Exame.

Além dos requisitos acima, é preciso seguir as idades de acordo com as modalidades:

  • No mínimo, 15 anos completos na data de em que participará do Exame, para quem busca a certificação Encceja do ensino fundamental;
  • Ou ter, no mínimo, 18 anos completos na data em que participará do Exame, para quem busca a certificação do ensino médio.

Inscrições Encceja 2020

Depois de conferir quem pode está participando do exame, é preciso se atentar como é feito as inscrições Encceja 2020 de acordo com cada situação. Esse procedimento é feito exclusivamente pela internet é preciso atentar-se em alguns pontos.

Para as pessoas que tiveram a liberdade privada e os jovens que se encontravam sob medidas socioeducativas, elas deverão se dirigir aos seus responsáveis. Deverão declarar que desejam participar e solicitar que sua inscrição seja feita.

Depois, o responsável deverá apresentar todos os detalhes que estiverem presentes no edital do Encceja. Certificando-se que de fato haja interesse, o responsável deverá preencher o formulário do participante através do site, clicando aqui!


Como se inscrever no Encceja 2020

Sabendo os detalhes desse procedimento, fizemos um passo a passo para deixar ainda mais simples para você, como se inscrever no Encceja 2020. Saiba mais nos tópicos abaixo:

  • Depois de redirecionado, escolha a segunda opção ‘Página do Participante’;
  • Digite corretamente o número do seu CPF e sua data de nascimento;
  • Em seguida, preencha o formulário com seus dados principais até o fim;
  • Escolha uma senha de acesso e conclua o procedimento.

Lembrando que essas inscrições só poderão ser concretizadas, quando estiver dentro do período disponível.

Documentos de inscrição

Para conseguir realizar sua inscrição, é preciso ter em mãos:

  • Documento de identidade;
  • Número do CPF;
  • E número de identificação interna, em casos específicos.

Edital Encceja 2020

Assim que é chegado a aproximação de uma das edições, é liberado para consulta o edital Encceja 2020. É muito importante que o candidato realize o acompanhamento dessa divulgação.

Pois é através do edital, que o Inep irá esclarecer os principais detalhes sobre aquela prova. Bem como estará presente novas regras, os horários e duração das provas, seus principais componentes, etc.

O candidato não deve está se baseando somente em editais passados. Então, assim que tivermos o edital para o Encceja 2020, estaremos disponibilizando para você. Enquanto isso, confira os mais recentes clicando aqui


Provas Encceja 2020

De acordo com o nível de escolaridade em que o aluno deseja está participando,  as provas Encceja terão conteúdos diferentes. Durante a inscrição, o candidato deverá está bastante atento a esse ponto.

Pois dessa forma, ela poderá está declarando o seu nível de proficiência para a realização de uma prova adequada ao seu padrão. Isso fará com que seja evitado a necessidade de realizar o exames outras vezes.

Quem não quiser optar por declarar o seu nivelamento para a realização parcial no Encceja, deverá selecionar todas as provas de forma geral.


Assuntos do Encceja 2020

Para quem estiver se preparando para realizar seu exame esse ano, fique de olho nos assuntos do Encceja 2020 e esteja se preparando conforme o seu tipo de prova.

E não se esqueça de que também lhe será solicitado, escrever uma redação, que estará na parte de português. Veja os principais detalhes sobre cada uma delas:

➜ Para os exames do Ensino Fundamental, são elaboradas 30 questões com os assuntos:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

➜ Para os exames do Ensino Médio, são elaboradas 40 questões com assuntos:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Compreende as disciplinas de Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Compreende as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Compreende as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Encceja

Se você quiser se preparar melhor para realizar o seu exame, você pode está tendo acesso aos exames das versões anteriores disponibilizados pelo Encceja. Clique aqui e confira todos! 


Pagamento Encceja 2020

Ainda existe um grande número de pessoas que se questionam sobre o pagamento Encceja 2020, achando que existe alguma taxa. Acontece que não existe.

Diferente de outras avaliações similares que existem uma taxa de participação, não é cobrado nada para participar do Encceja . Então, não deixe de participar do exame o quanto antes!


Cronograma Encceja 2020

Como já foi informado para você acima, são realizadas quatro edições durante o ano. E quando divulgado o edital e essas datas Encceja 2020 estiverem disponíveis, é preciso ficar sempre atento para a realização das suas inscrições.

Embora as datas para esse ano ainda não tenham sido divulgadas pelo Inep, você pode estar conferindo abaixo o cronograma Encceja estabelecido para as versões anteriores e as tomá-las como base. Veja:

  • Publicação do Edital: 13 de março de  2018;
  • Inscrições: 16 de abril de 2018 até o dia  27 de abril de 2018;
  • Prova: 5 de agosto de 2018;
  • Divulgação do gabarito Encceja: 15 de agosto de 2018.

Assim que estiver sido divulgada as novas datas para o Encceja 2020, nós estaremos atualizando esse post para que você esteja por dentro do assunto!


Resultados Encceja 2020

Depois que os exames do Encceja são aplicados, os candidatos daquela edição terão que os prazos para saberem seus resultados. Sabendo que é preciso se atentar a uma pontuação mínima para o obter o certificado, os alunos deverão se esforçar.

Isso porque é preciso que eles obtêm no mínimo 50% de acerto nas questões de sua prova. E para que seja aprovado também por sua redação Encceja, é preciso que cada participantes alcance no mínimo 5 pontos para o Encceja.

Acessando os resultados

Depois que estiver sido disponibilizado os resultados Encceja, os candidatos deverão checar sua nota pelo portal do participante.

Para isso, é preciso que ele esteja com o número do seu CPF em mãos e a senha que escolheu quando se inscreveu. O portal sempre vai está disponível para o acesso

Encceja 2020

Em seguida, basta entrar no portal dos resultados, clicando aqui. Suas notas estarão lá, para consulta! Caso você não tenha obtido a nota mínima do Encceja, não se preocupe! Você pode participar do Encceja na edição seguinte.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

Encceja 2020: INSCRIÇÕES, Edital, Data, Resultado