Inscrições Encceja 2020: Faça sua Inscrição, Passo a Passo

As inscrições Encceja 2020 são feitas de forma virtual, isto é, via internet. Os interessados em preencher o seu cadastro durante o período de inscrições Encceja 2020 devem acessar o portal da prova no INEP. Inserir dados pessoais e indicar o tipo de prova que irá fazer, para o Ensino Fundamental ou Médio.

Inscrições Encceja 2020

Inscrições Encceja 2020

Entenda o Encceja

Realizado, desde 2002, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Encceja tem como objetivo avaliar conhecimento e competências.

A prova, aplicada uma vez ao ano, é destinada aos jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental e Ensino Médio no tempo correto. E que agora, desejam emitir o certificado de conclusão da etapa escolar.

Por meio do Exame esse público é avaliado, e caso consigam uma boa pontuação poderão solicitar a emissão do diploma.

A prova é aplicada em 1 dia, são 120 questões dividida em 4 blocos com 30 questões cada, mais 1 redação. Os candidatos resolvem 2 blocos de disciplinas no período da manhã, e mais 2 blocos no período da tarde.

É preciso pontuar mais que 100 em cada disciplina, e mais que 5 na redação. Só assim é possível conseguir o certificado.


Quem pode se inscrever no Encceja 2020?

Embora seja muito atrativo saber que com uma boa pontuação na prova é possível ter o certificado de uma etapa escolar, o INEP limitou o público alvo do Encceja.

Isto porque, a prioridade são aquelas pessoas que por algum motivo não conseguiram estudar no tempo comum. Por isso, quem pode se inscrever no Encceja 2020 são:

  • Ensino fundamental: pessoas com 15 anos ou mais;
  • Ensino médio: pessoas com 18 anos ou mais.

A prova é aplicada para residentes do Brasil e do exterior, e para pessoas que são privadas de liberdade ou cumprem pena socioeducativa.


Calendário Encceja 2020

A fim de saber quando será o período das inscrições Encceja 2020, os candidatos precisam estar atentos ao calendário Encceja 2020.

No cronograma oficial os interessados podem se informar quanto aos dias de cada etapa, os períodos de realização do Exame e o cumprimento de cada fase. É preciso seguir todas as datas corretamente.

  • Março: Publicação do edital;
  • Abril: Inscrições;
  • Julho: Divulgação dos locais de prova;
  • Agosto: Aplicação da prova;
  • Agosto: 10° dia útil após o Exame, a divulgação dos gabaritos;
  • Outubro: Resultado.

Este é o cronograma para os candidatos residentes no Brasil, e que não cumprem sistema prisional. Para os participantes das outras categorias, as etapas têm datas diferentes.


Inscrições Encceja 2020

As inscrições Encceja 2020 são totalmente gratuitas, os candidatos não precisam arcar com nenhuma taxa para a realização da prova.

O indicado é que antes do preenchimento da ficha cadastral, seja lido o edital da prova para estar ciente do funcionamento do Exame.

Durante a inscrição é preciso ter em mãos o número de CPF e de RG do participante. Além de inserir um e-mail e número de telefone válidos para o envio de informações importantes.

Veja como se inscrever:

  • Informe número de CPF e data de nascimento;

  • Preencha a ficha cadastral.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Inscrições Encceja 2020: Faça sua Inscrição, Passo a Passo