Matrícula Fácil 2020: INSCRIÇÕES, Datas do Calendário e Matrícula

A matrícula fácil 2020 é uma forma adotada pelos estados para agilizar o processo de reserva de vagas nas escolas públicas. O processo e as regras da matrícula fácil 2020 não estão previstos em legislação federal. E por isso, são aderidos opcionalmente por cada região. O diferencial é a diminuição de tempo e o corte nas filas para matrícula.

Matrícula Fácil 2020

Matrícula Fácil 2020

O que é a matrícula fácil?

Como o próprio nome indica, a finalidade da matrícula fácil é facilitar o processo de cadastro do aluno na escola. Boa parte dos estados do Brasil têm aderido ao processo online.

A tecnologia ajuda a diminuir o tempo de espera nas filas para reservar a vaga do aluno. Permitindo que os pais preencham um formulário com dados da criança ou do jovem, e escolham em qual unidade deseja estudar.

Matrícula Fácil

A Secretaria Estadual de Educação é a responsável por organizar o calendário, criar o portal para acesso da população e alocar os alunos.

✓ Saiba como fazer as inscrições:

Essa também é uma maneira de fundar um banco de dados na edução do estado. Com informações sobre todos os alunos matriculados, vagas disponíveis por região e o índice de interessados no sistema público.


Quem pode acessar a matrícula fácil 2020?

O processo é dedicado aos novos alunos da rede pública estadual ou municipal, e aos ingressantes em outras escolas. Por tanto, quem vai permanecer na mesma unidade não precisa se cadastrar. Mas fazer apenas a rematrícula.

De acordo com essa regra, quem pode acessar a matrícula fácil 2020 são:

  • Alunos vindos de outro municípios;
  • Alunos oriundos da rede municipal ou particular;
  • Estudantes que desejam fazer transferência de unidade escolar;
  • Séries: ensino fundamental, ensino médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Para os menores de 18 anos é indicado que a ficha seja preenchida por um responsável legal. A fim de escolher qual escola deseja ingressar, o turno e preencher corretamente todas as informações.


Calendário matrícula online 2020

O cronograma letivo de cada região vai depender das determinações da Secretaria Estadual da Educação, pois os feriados locais interferem nessas datas.

Ainda assim, é possível saber em quais meses acontecerão as etapas mais importantes do cadastro. Tendo o calendário matrícula online 2020 organizado da seguinte forma:

  • Inscrições matrícula fácil: entre novembro, dezembro (do ano anterior ao de ingresso) e janeiro;
  • Divulgação dos resultados: de 5 a 10 dias após as inscrições;
  • Matrícula presencial: de 2 a 5 dias após a divulgação dos resultados.

Também é responsabilidade do estado anunciar o período de novos cadastros, e informar a população como vai funcionar a matrícula. Incluindo, principalmente, o calendário com as datas de cada etapa.


Inscrições matrícula fácil 2020

O portal para as inscrições matrícula fácil 2020 ficam disponíveis apenas durante o período em que é possível se cadastrar. Durante o ano letivo, os novos alunos precisam procurar a secretaria da escola para saber se existem vagas.

No site, normalmente uma aba na página da Secretaria da Educação, os pais e responsáveis de alunos já cadastrados na rede devem ter em mãos o número de matrícula e CPF do jovem. Escolhendo para qual escola deseja ser transferido.

✓ Saiba qual é a nota necessária Encceja 2020

Inscrições matrícula fácil

Para o primeiro acesso, será necessário informar RG e CPF, caso o jovem possua. Nome completo, data de nascimento, endereço e identificação dos pais.

A indicação de uma unidade escolar não garante que o estudante seja alocado para esse local. Pois são utilizados critérios que consideram: vagas disponíveis, proximidade de endereços, irmãos no mesmo colégio, portador de deficiência e etc.


Matrícula presencial 2020

A matrícula presencial 2020 acontece dias depois da divulgação dos resultados. É importante estar atento as datas, deixar de comparecer até a escola no prazo delimitado pode fazer com que a criança perca sua vaga.

O cadastro online, embora garanta a vaga, não substitui a presença até a unidade escolar para levar documentos de identificação. Na ocasião, será preciso entregar:

  • Certidão de nascimento do aluno;
  • RG e CPF, caso tenha;
  • Comprovante de endereço;
  • Histórico escolar;
  • Carteirinha de vacinação;
  • RG e CPF dos pais;
  • Foto 3×4.
Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Matrícula Fácil 2020: INSCRIÇÕES, Datas do Calendário e Matrícula