Nota Necessária Encceja 2020: Como Funciona? Nota Mínima

Quando se preparam para a prova os candidatos devem saber a nota necessária Encceja 2020. Dessa forma, fica mais fácil se antecipar nos simulados e cronograma de estudos. Obtendo a nota necessária Encceja 2020 é possível solicitar a emissão do diploma!

Nota Necessária Encceja 2020

Nota Necessária Encceja 2020

Nota necessária Encceja 2020

Todos os anos, normalmente em Agosto, o Ministério da Educação (MEC) junto com o Inep aplicam o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

A prova visa aumentar a escolaridade de pessoas que não concluíram os graus básicos no tempo comum. Sendo destinada a jovens com mais de 15 anos para a certificação do Ensino Fundamental. E adultos acima de 18 anos para o Ensino Médio.

O Encceja 2020 é uma nova oportunidade de conclusão dos estudos concedida a quem conseguir a nota necessária Encceja 2020. O diploma é emitido em uma Unidade Certificadora escolhida durante a inscrição.

A participação no Exame é totalmente gratuita, e o cadastro feito de forma virtual no site da prova na internet. Também podem participar pessoas que vivem em sistema prisional e brasileiros que moram no exterior.


Prova Encceja 2020

A prova Encceja 2020 tem duração de um dia. Aplicada em 4 de agosto, o Exame começa às 9h e termina às 13h na primeira etapa. No período da tarde, o início é às 15h30 e o término às 20h30.

Ao todo, são 4 conteúdos com 120 questões objetivas, 30 pra cada disciplina e a redação. Os assuntos aplicados dependem do grau escolhido para o diploma. Da seguinte forma:

Ensino Fundamental:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, incluindo: Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e redação;
  • História e Geografia.

Ensino Médio:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

O local de prova Encceja 2020 pode ser visto dias antes do Exame na Página do Participante. Os portões se abrem 1 hora antes de começar a avaliação, e se fecham 15 minutos antes do início da mesma.


Nota necessária Encceja 2020

Para conseguir o diploma do grau pretendido, a nota necessária Encceja 2020 é:

  • No mínimo 100 pontos em cada disciplina;
  • No mínimo 5 pontos na redação.

Apenas conquistando essa base de nota é que o candidato consegue o certificado de conclusão do período escolar. Os assuntos aplicados fazem parte da grade curricular do Ensino Fundamental e Médio, e o Inep disponibiliza material para estudo.

A redação varia de 0 a 10 pontos, e as disciplinas de 20 a no mínimo 100 pontos. O método utilizado pra correção é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma aplicada no ENEM. O objetivo é minimizar os “chutes” e valorizar as habilidades.

Nota Necessária Encceja 2020

Essa teoria analisa não só as respostas corretas, mas a prova como um todo. Considerando algumas questões como de baixa ou alta dificuldade de acordo com o acerto de todos os participantes. Quanto mais pessoas acertam, menor a dificuldade da questão.

Isso significa que mais vale acertar 5 questões com alto grau de dificuldade, do que responder corretamente 8 questões com baixo grau de dificuldade.


Consulta resultado Encceja 2020

Para saber se conseguiu a nota necessária Encceja 2020, os candidatos devem acessar a Página do Participante, administrada pelo Inep, e fazer a consulta resultado Encceja 2020. O processo é simples:

Consulta resultado Encceja 2020

  • Insira os dados de login;

  • No menu de opções selecione ‘Resultado’ e verifique se pontuou dentro do esperado.

Nota Necessária Encceja 2020

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Nota Necessária Encceja 2020: Como Funciona? Nota Mínima