Prouni 2020: INSCRIÇÕES, Requisitos, VAGAS

O Prouni 2020 é um dos programas criados pelo Governo Federal juntamente com o MEC, para oferecer ainda mais oportunidade aos estudantes de ingressarem no ensino superior. Para o Prouni 2020, novo cronograma já foi divulgado, além de algumas mudanças para este ano. Abaixo, mais informações sobre!

Prouni 2020

Prouni 2020

Sobre o Prouni 2020

O Programa Universidade para Todos, ou Prouni como é mais conhecido, foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com objetivo de oferecer ainda mais oportunidade para aqueles que não possuem condições financeiras de arcarem com os custos das mensalidades de um curso superior. 

Esse programa oferta bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) nas instituições privadas do ensino superior que possuem parceira.

✓ Conheça as novidades do Encceja 2020

Assim, os estudantes podem se inscrever no programa e concorrer as vagas ofertadas, podendo ter seu curso totalmente gratuito em universidades privadas. 

Prouni 2020

Desde a sua primeira edição, o Prouni já recebeu já atendeu mais de 2,4 milhões de estudantes, sendo 69% com bolsas integrais.

Em 2019, por exemplo, cerca de 950 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo, como divulgado o G1.com. Essa edição teve o recorde de vagas ofertadas: 243.888 vagas. Desse total, 116.813 são bolsas integrais e 127.075 são parciais.

Para a edição 2020, a quantidade de vagas que serão ofertadas ainda não foram anunciadas pelo Ministério da Educação. 


Como funciona o Prouni?

O Prouni 2020 disponibiliza bolsas integrais e parciais para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública ou foram bolsistas em escolas privadas. 

  • Bolsas integrais: O selecionado a vaga tem 100% do seu curso superior pago pelo Governo;
  • Bolsas Parciais: O selecionado a vaga tem apenas 50% das mensalidades de seu curso pago pelo Governo. Os outros 50% o estudante deverá arcar. 

Essas bolsas são distribuídas de acordo com o desempenho do candidato no Enem. A média é calculada somando-se as notas das cinco provas do exame.

É importante lembrar que, quanto maior a média, maior a chance de o aluno conquistar a bolsa. O candidato pode se inscrever em até duas opções de bolsas.


Quem pode se inscrever no Prouni 2020

Tanto o Prouni 2020, quanto o Sisu selecionam os candidatos através do Enem 2020. Ou seja, os candidatos devem ter realizado exame para poder se inscrever em ambos os programas. 

✓ Conheça mais vagas com os programas:

Mas, não basta apenas isso. Para concorrer às bolsas integrais (100%) é preciso que o candidato comprove renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio, por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), é necessário ter renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Quem pode se inscrever

O candidato não pode ter diploma do ensino superior, e deve se encaixar em pelo menos uma das situações mencionadas a seguir:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos, a renda não é considerada.

Inscrições Prouni 2020 

Normalmente, as inscrições para o Prouni abrem no mês de fevereiro. Na edição de 2019, por exemplo, o processo seletivo deu início dia 03 de fevereiro. Para o Prouni 2020, espera-se que ocorra nesse mesmo período. 

As inscrições são feitas unicamente pela internet, da seguinte forma:

  • Acesse o site do Prouni →  Clicando aqui;
  • Quando as inscrições estiverem abertas, clique na opção que faz referência;
    Inscrições Prouni
  • Informe o número de inscrição do Enem e senha cadastrada no portal;
  • Clique em “Entrar Prouni”;
  • Responda ao questionário;
  • Será aberta uma nova janela, onde você deverá informar até duas opções de cursos. Lembrando que a primeira opção é a de mais importância;
  • Finalize o procedimento e aguarde pelo resultado.

Resultado 

O resultado do Prouni 2020 é divulgado dias após o encerramento da inscrição. O candidato deve estar atento aos prazos, pois caso perca a data de comprovar seus documentos o mesmo perderá a bolsa concedida. 

Atenção! Se você foi aprovado, deverá comparecer à instituição que foi concedida a bolsa, para realizar a matrícula. Tenha em mãos os principais documentos pessoais.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Prouni 2020: INSCRIÇÕES, Requisitos, VAGAS