Prova Encceja 2020: Inscrições, Datas, Conteúdos, Resultados

A prova Encceja 2020 pode ser a oportunidade que faltava para que os jovens e adultos consigam desenvolvimento profissional. A prova Encceja 2020 é destinada ao público que não concluiu o Ensino Fundamental e Ensino Médio no tempo correto e agora necessita do diploma.

Prova Encceja 2020

Prova Encceja 2020

Entenda o Encceja 2020

Atualmente o índice de desemprego no país cresce cada vez mais, e as empresas contratantes passam a exigir escolaridade básica para todos os cargos que oferecem. Daí a necessidade de buscar o diploma do ciclo não concluído.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), e conta com o auxilio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

A prova tem como principal objetivo avaliar as habilidades e competências de jovens e adultos que não cumpriram as etapas escolares no tempo comum. E agora, devido as necessidades, precisam emitir o diploma.

De acordo com o edital do Encceja 2020, é necessário ter no mínimo 15 anos para realizar o Encceja 2020 para a conclusão do Ensino Fundamental. E pelo menos 18 anos na disputa pelo certificado do Ensino Médio.


Prova Encceja 2020

A prova do Encceja é aplicada em todo o país e no exterior, inclusive para pessoas que vivem em sistema prisional.

Os candidatos têm 1 dia para desenvolver os conteúdos propostos, sendo que o Exame é divido em dois períodos, manhã e tarde.

Ao todo, são 120 questões com 30 perguntas objetivas sobre cada disciplina e uma redação.

A estrutura da prova é diferente para os candidatos do Ensino Fundamental e Médio.

Dessa forma:

Fundamental:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, incluindo: Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e redação;
  • História e Geografia.

Médio:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

No primeiro turno, o Exame tem início às 9h e vai até às 13h. E para tarde, a prova começa às 15h30 e termina às 20h30. Seguindo o horário de Brasília

Os portões dos locais para a realização da prova se fecham sempre 15 minutos antes do início da mesma. E a data do exame normalmente é marcada para o mês de Agosto.


Inscrição prova Encceja 2020

A inscrição Encceja 2020 é totalmente gratuita, e feita exclusivamente via internet. No portal criado pelo Inep e dedicado para essa finalidade.

É definido um período para que os interessados se cadastrem. Normalmente durante o mês de Abril.

Aprenda como é feita a inscrição:

  • Informe CPF e data de nascimento que servirão como login;

  • Preencha as informações solicitadas.


Resultado prova Encceja 2020

Para conseguir emitir o diploma do ciclo desejado o participante precisa pontuar no mínimo 100 nas disciplinas, e no mínimo 5 na redação.

A consulta pelo resultado prova Encceja 2020 é feita também via internet, na Página do Participante. A divulgação acontece pelo MEC, no mês de Outubro.

Veja como verificar:

  • Insira CPF e senha;

  • Selecione ‘Resultado’ e tenha acesso a sua pontuação.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Prova Encceja 2020: Inscrições, Datas, Conteúdos, Resultados