Redação Encceja 2020: Temas Prováveis, Exemplos de Redação

Uma das mais importantes fases da prova com certeza é a redação Encceja 2020. Já que nesse momento o candidato deve mostrar suas habilidades de interpretação, argumentação e boa escrita. O tema da redação Encceja 2020 se difere para os participantes do Ensino Fundamental e Médio.

Redação Encceja 2020

Redação Encceja 2020

Conheça o Encceja 2020

O objetivo principal do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é possibilitar uma nova chance de conclusão dos graus básicos de escolaridade para quem abandonou os estudos.

Hoje, devido ao alto índice de desemprego e a seleção criteriosa das empresas, é importante possuir no mínimo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para conseguir a vaga e obter sucesso dentro da empregadora.

O Encceja 2020 é aplicado uma vez ao ano, e também atinge a população que vive em sistema prisional e os brasileiros que moram no exterior. A participação na prova é totalmente gratuita.

A inscrição acontece via internet e exige que os candidatos tenham no mínimo 15 anos para a busca do diploma do Ensino Fundamental. E que possuam 18 anos ou mais para o certificado do Ensino Médio.


Estrutura da prova Encceja 2020

Embora a redação Encceja 2020 seja muito visada e ocupe muito tempo de estudo, toda a estrutura da prova Encceja 2020 merece atenção.

Esse é um vestibular complexo, ao todo os candidatos respondem 120 questões objetivas e dissertam a redação. Os conteúdos aplicados dependem do grau pretendido, e a prova é dividia em duas etapas.

Querendo saber como funciona o Encceja? Durante o período da manha, entre 9h e 13h, os participantes têm 60 questões para resolver. A tarde, das 15h30 até 20h30, são mais 60 questões e a redação. As disciplinas solicitadas para cada grupo englobam:

Ensino Fundamental:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, incluindo: Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e redação;
  • História e Geografia.

Redação Encceja 2020

Ensino Médio:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Redação Encceja 2020

Não tem como deixar de fazer a redação Encceja 2020, a escrita é obrigatória e insubstituível dentro do Exame.

✓ Veja como acessar a página do participante Encceja 2020

A ideia é que por meio da dissertação os profissionais que corrigem a prova consigam ter uma ideia sobre o nível de conhecimento do candidato. Já que são avaliados aspectos como:

  • Interpretação do tema;
  • Organização e estrutura de texto;
  • Escrito – erro ortográficos;
  • Capacidade de argumentação;
  • Planejamento quanto ao tempo e ao número de linhas para escrita.

Os candidatos devem escrever até 30 linhas de texto, mais do que isso a redação será anulada.

O tema proposto pelo MEC será descoberto apenas durante a realização da prova, antes do dia do Encceja não há nenhuma divulgação oficial a respeito do assunto tratado.

No entanto, alguns especialistas e professores tentam desvendar esse mistério com prováveis temas. O que se sabe é que não vai se tratar de assuntos que abordem lados partidários, política ou que venha contra o Governo Federal.

Por exemplo, com temas do tipo “O caos na saúde pública“, “Desvio de dinheiro público“, “Os problemas causados com a falta de saneamento básico para a região X do Brasil“.

Ao contrário disso, os assuntos têm relação com o cotidiano da população em geral, e são provocativos no sentido de fazer com que os candidatos pensem e argumentem. Na última edição as propostas foram:

  • Ensino Fundamental – Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira;
  • Ensino Médio – Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador.

Dicas para uma redação nota MIL

Durante o cronograma de estudos o candidato deve focar em como escrever um bom texto, e todas as dicas para a redação Encceja 2020 são bem vindas.

É importante seguir a estrutura:

  1. Apresentação do tema – qual é o assunto e o que ele representa;
  2. Argumentação – mostre a sua ideia sobre o tema, e defenda o seu ponto de visa;
  3. Conclusão – finalize a redação apresentando uma solução para a problemática que foi indicado no início e discutida durante o texto.

Confira as dicas do canal Passeando do Youtube, e veja como se preparar a redação do Encceja!

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

Redação Encceja 2020: Temas Prováveis, Exemplos de Redação